terça-feira, 26 de julho de 2011

Eu sou você amanhã

Eu tenho um pouco de medo destas pessoas que têm aversão à diversidade, que não conseguem conviver com o diferente. Mentira. Eu tenho MUITO medo.

É de criança que se aprende a conviver com a diversidade. Da mesma forma, é de criança que se copia e se internaliza o preconceito e a intolerância dos pais e dos adultos. Estas crianças que vivem no meio do preconceito, ao crescer não conseguem aceitar que outros seres "inferiores" - negros, homossexuais, mulheres, judeus, muçulmanos, deficientes - possam ter os mesmos direitos que eles, ou sequer compartilhar do mesmo espaço.

A intolerância à diversidade pode crescer, sufocar a razão, e assumir contornos psicóticos. Estes sociopatas são capazes se empreender verdadeiras batalhas para assegurar que os diferentes não deixem sua condição de eternos subjugados. São capazes de entrar para a política para barrar as lutas pela igualdade de direitos. São capazes de pegar em armas e matar cruelmente sem o menor arrependimento. São até capazes de explodir edifícios e cidades.

4 comentários:

FOXX disse...

pior que isso é tudo verdade!
me dá medo.

o Humberto disse...

Mais uma vez, excelente análise, Luciano. E, olha, compartilho do seu medo. Muito medo.

taz disse...

Taz curtiu isso.

PS: adoro seus textos.
as vezes me sinto impotente, incapaz de formular qualquer raciocínio diante das baboseiras que escuto... sempre dou um pulinho aqui para curtir uma boa indicação de musica e uma reflexão inteligente.
Abraços.

Cláudio Luiz disse...

não havia me dado conta da similaridade. mal.